segunda-feira, 12 de julho de 2021

Jogo: Contando com as Mãos!

Atividades que Aproximam!”

Semana do dia 12 a 16 de julho de 2021


Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês? Vamos aprender os números brincando? Então se prepare para se divertir com um jogo bem legal.


Jogo: Contando com as mãos


*Para a confecção do jogo você vai precisar de:

2 folhas brancas

Tinta têmpera

Molde de dois dados (disponível no final do planejamento)

Canetinhas

Velcro

2 palitos de picolé ou churrasco

Cola quente ou fita

Pincel

Cotonete

Em uma folha carimbe as duas mãos do seu filho utilizando tinta, cuidando para os dedos ficarem bem separados a fim de facilitar na hora de recortar. Deixe as folhas secarem. Em seguida, recorte o contorno das mãos.




Em uma folha carimbe as duas mãos do seu filho utilizando tinta, cuidando para os dedos ficarem bem separados a fim de facilitar na hora de recortar. Deixe as folhas secarem. Em seguida, recorte o contorno das mãos.



OBS: Caso não tenham tinta para carimbar, poderá ser feito o contorno das mãos.

Com a outra folha, recorte 10 quadrados pequenos e enumere de 1 a 10. Uma sugestão é o adulto fazer o contorno dos números e a criança pintar dentro, utilizando pincel, cotonete ou o dedo, ou até mesmo com lápis de cor, giz. Ou até mesmo, a criança poderá fazer o registro do numeral. Veja o modelo que confeccionamos na escola.

Os dados você poderá pedir para a criança desenhar as quantidades em cada quadrado, fazendo até a quantidade 5. No modelo abaixo foram desenhadas bolinhas. Deixe um quadrado sem quantidade, neste faça um X. Logo após, recorte os dados e monte-os utilizando cola.


 

Cole um palito em cada mãozinha recortada, em seguida cole um pedaço de velcro bem na parte do meio da mão. Na ponta dos dedos, cole pequenos pedaços da outra parte do velcro.

 


Como brincar?


Primeiramente peça para a criança organizar as fichas em ordem crescente do 1 ao 10. Em seguida jogue os dois dados e com a ajuda de um adulto conta as quantidades dos dois realizando a soma, se um dado cair no X fica só a quantidade de um dado. Logo após, dobra os dedos deixando levantado apenas a quantidade de dedos que ela tirou no dado.

Peça para a criança identificar o número correspondente a quantidade e colocar ao lado das mãos. Veja no modelo da foto, nesta ela jogou o dado com 2 e 4 bolinhas, somando 6.


Este jogo poderá ter um ou mais participantes. Brinque enquanto a criança tiver interesse.

Molde

Objetivos

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS)

(EI03TS02CB-05) Identificar as cores primárias e secundárias, e suas possibilidades de misturas.



Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (ET)

(EI03ET07CB-01) Relacionar números e suas respectivas quantidades, identificando antecessor e sucessor dentro de uma sequência de forma oral, visual e concreta.

(EI03ET07CB-05) Participar de situações em que seja estimulada a realizar o cálculo mental através de situações simples de soma e subtração.


Não se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 19 de julho, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com, messenger da escola ou whatssap da professora, para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.


Desde já agradecemos a participação de todos.

Profes Greice e Zana e auxiliar de ensino Carine




Boa diversão!!!

Caso a família precise de algum material, é só entrar em contato com a professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário