Olá
famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês?
Nesta
semana iremos relembrar brincadeiras antigas para brincarem em família.
TEXTO INFORMATIVO: BRINCADEIRAS ANTIGAS
Não existe nada mais divertido do que brincar, não é mesmo? As
brincadeiras e os jogos sempre existiram, em diferentes sociedades e épocas.
Você já pensou nas brincadeiras prediletas dos seus avós e dos seus pais quando
eles eram crianças?
No início do século XX, não existiam equipamentos como computador,
videogame e televisão. Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas:
brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de
roda.
Em geral, essas brincadeiras aconteciam na rua ou no quintal de
casa. Fáceis de aprender, elas guardam riquezas de outras épocas e de várias
culturas.
Texto disponível em: 18 Brincadeiras Antigas e Como Brincar
- Cola da Web
Atividade 1-RELEMBRANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS
Papai,
mamãe, família, preparem tudo e vamos realizar as duas brincadeiras sugeridas
abaixo para brincar com a sua criança. Não esqueçam de registrar com fotos e
vídeos esses momentos
1ª
brincadeira: Esconde-esconde
Um
participante é escolhido para ser o pegador. Ele deverá ficar em determinado
local (que normalmente é o mesmo local usado para os fugitivos se salvarem),
fechar os olhos e iniciar uma contagem, por exemplo, de 1 a 10. Enquanto isso,
os outros participantes deverão procurar um local para se esconder. Após o término
da contagem, o pegador sai para procurar os demais participantes, que devem
tentar chegar até o local combinado para se salvarem, antes de serem
encontrados e pegos.
2ª brincadeira: Pedra, papel e tesoura
É um jogo de sorte ou azar. Os jogadores devem ficar com as mãos
escondidas para trás. Todos deverão falar “pedra, papel ou tesoura” e
posicionar as mãos na opção escolhida. A mão fechada significa a pedra, mão
aberta significa papel, dois dedos (o indicador e médio) significam a tesoura.
Informações: A tesoura ganha do
papel e perde da pedra; o papel ganha
da pedra e perde da tesoura; a pedra ganha
da tesoura e perde do papel.
Fonte: 18 Brincadeiras Antigas e Como Brincar
- Cola da Web
Atividade
2:COMPARTILHANDO
UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA
Sugerimos
duas brincadeiras para vocês brincarem. Agora é a vez de vocês, papai e mamãe,
ensinar uma brincadeira da sua infância para o seu filho e compartilhar conosco
esse momento através de fotos, vídeos e um relato com a escrita do nome da
brincadeira, como brincar e um feedback de como foi esse momento com seu filho,
se ele gostou de brincar, como ele reagiu, entre outras coisas que queira
compartilhar com a gente sobre esse momento.
BOA DIVERSÃO!!!!
Objetivos:
O eu, o
outro e o nós (EO)
(EI03EO03CB-01)
Ampliar as relações interpessoais através de diferentes vivências e experiências
que promovam a participação e cooperação entre os pares e coletivos.
Corpo, Gestos e Movimentos (CG)
(EI03CG02CB-06) Participar da
organização de brincadeiras e jogos, elaborando combinados;
(EI03CG01CB-05) Vivenciar situações de
brincadeira ou teatro, desenvolvendo suas características corporais, seus
interesses, sensações e emoções.
(EI03CG02CB-04)
Desenvolver e explorar habilidades sensoriais e motoras, como andar, pular,
correr e demais movimentos corporais.
Traços, Sons, Cores e Formas (TS)
EI03TS01CB-08) Compartilhar as
vivências musicais e culturais entre as crianças, suas famílias, as escolas e
demais membros da comunidade;
Não
se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar, através do
e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com , messenger da escola ou whatsapp
da professora, até o dia 23/07 (sexta-feira), para que possamos acompanhar as
aprendizagens dos nossos pequenos.
Desde já agradecemos a participação de todos.
Um
abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine
Nenhum comentário:
Postar um comentário