segunda-feira, 19 de julho de 2021

Brincadeiras da Infância (Pré 1 A e B)

"Atividades que Aproximam!"
Semana do dia 19 a 23 de julho de 2021.

Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês?

    Nesta semana iremos relembrar brincadeiras antigas para brincarem em família.

 

TEXTO INFORMATIVO: BRINCADEIRAS ANTIGAS

 

Não existe nada mais divertido do que brincar, não é mesmo? As brincadeiras e os jogos sempre existiram, em diferentes sociedades e épocas. Você já pensou nas brincadeiras prediletas dos seus avós e dos seus pais quando eles eram crianças?

No início do século XX, não existiam equipamentos como computador, videogame e televisão. Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda.

Em geral, essas brincadeiras aconteciam na rua ou no quintal de casa. Fáceis de aprender, elas guardam riquezas de outras épocas e de várias culturas.

 

Texto disponível em: 18 Brincadeiras Antigas e Como Brincar - Cola da Web

 

 

Atividade 1-RELEMBRANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

 

Papai, mamãe, família, preparem tudo e vamos realizar as duas brincadeiras sugeridas abaixo para brincar com a sua criança. Não esqueçam de registrar com fotos e vídeos esses momentos

1ª brincadeira: Esconde-esconde

Um participante é escolhido para ser o pegador. Ele deverá ficar em determinado local (que normalmente é o mesmo local usado para os fugitivos se salvarem), fechar os olhos e iniciar uma contagem, por exemplo, de 1 a 10. Enquanto isso, os outros participantes deverão procurar um local para se esconder. Após o término da contagem, o pegador sai para procurar os demais participantes, que devem tentar chegar até o local combinado para se salvarem, antes de serem encontrados e pegos.

2ª brincadeira: Pedra, papel e tesoura

    É um jogo de sorte ou azar. Os jogadores devem ficar com as mãos escondidas para trás. Todos deverão falar “pedra, papel ou tesoura” e posicionar as mãos na opção escolhida. A mão fechada significa a pedra, mão aberta significa papel, dois dedos (o indicador e médio) significam a tesoura.




Informações:tesoura ganha do papel e perde da pedra; o papel ganha da pedra e perde da tesoura; a pedra ganha da tesoura e perde do papel.

Fonte: 18 Brincadeiras Antigas e Como Brincar - Cola da Web

 

Atividade 2:COMPARTILHANDO UMA BRINCADEIRA DA INFÂNCIA

Sugerimos duas brincadeiras para vocês brincarem. Agora é a vez de vocês, papai e mamãe, ensinar uma brincadeira da sua infância para o seu filho e compartilhar conosco esse momento através de fotos, vídeos e um relato com a escrita do nome da brincadeira, como brincar e um feedback de como foi esse momento com seu filho, se ele gostou de brincar, como ele reagiu, entre outras coisas que queira compartilhar com a gente sobre esse momento.

BOA DIVERSÃO!!!!

 

Objetivos:

O eu, o outro e o nós (EO)

(EI03EO03CB-01) Ampliar as relações interpessoais através de diferentes vivências e experiências que promovam a participação e cooperação entre os pares e coletivos.

 

Corpo, Gestos e Movimentos (CG)

 

(EI03CG02CB-06) Participar da organização de brincadeiras e jogos, elaborando combinados;

 (EI03CG01CB-05) Vivenciar situações de brincadeira ou teatro, desenvolvendo suas características corporais, seus interesses, sensações e emoções.

(EI03CG02CB-04) Desenvolver e explorar habilidades sensoriais e motoras, como andar, pular, correr e demais movimentos corporais.

 

Traços, Sons, Cores e Formas (TS)

EI03TS01CB-08) Compartilhar as vivências musicais e culturais entre as crianças, suas famílias, as escolas e demais membros da comunidade;

Não se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com  , messenger da escola ou whatsapp da professora, até o dia 23/07 (sexta-feira), para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.

 

 Desde já agradecemos a participação de todos.

 

Um abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário