Semana do dia 31 de maio a 04 de junho de 2021
Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês?
Estão gostando de realizar as atividades? Esperamos que sim, pois pensamos com muito carinho cada proposta e que vocês possam aprender e se divertir bastante.
Nesta semana vamos fazer uma caça ao tesouro. E que tal você se transformar em um pirata para encontrar um tesouro especial?
Papai, mamãe, família, preparem tudo e deixem a imaginação tomar conta da brincadeira.
1ª PARTE DA ATIVIDADE (PREPARAÇÃO E CAÇA AO TESOURO)
1º momento: Providencie uma caixa: esta será o baú (podem adaptar utilizando o que você tiver em casa), pode ser caixa de sapato, caixa de kit de perfume, kit de sabonete, etc.
2º momento: Com antecedência, escreva em uma folha, com LETRA BASTÃO, diversas letras (podem ser as letras do nome das crianças e outras também) e números do 1 ao 10, recorte-os, como no exemplo. As letras e números serão o tesouro que a criança irá procurar.
3º momento: Coloque as fichas dentro do BAÚ;
4º momento: Escolha um lugar, pode ser dentro de casa ou no pátio para esconder o baú.
5º momento: Para deixar a brincadeira mais divertida, faça um combinado com a criança antes: Quando ele estiver PERTO do baú você diz está QUENTE, quando estiver LONGE você diz FRIO.
No final do planejamento está disponibilizado um modelo de um tapa olho de pirata, caso você queira fazer para seu filho usar quando estiver caçando o tesouro. Este pode ser feito com E.V.A, tecido ou um papel mais firme. Para amarrar pode utilizar cordão ou elástico.
Agora que você já preparou tudo, é hora de brincar com seu filho!!!
2ª PARTE DA ATIVIDADE (EXPLORAÇÃO DAS LETRAS E NÚMEROS)
Após a criança achar o “tesouro”, que são as letras e os números, questione ela, perguntando o que tem dentro do baú. Explique que ali dentro tem duas coisas diferentes, letras e números. Convide ela para separar em dois grupos, letras de um lado e números do outro. No primeiro momento deixe a criança tentar separar sozinha, se precisar auxilie mostrando o que é letra e o que é número.
Pergunte para ela: - Onde podemos encontrar os números? E as letras?
Peça para que a criança procure dentro da sua casa objetos que possuem números (relógio, calendário, calçado, entre outros) e que possuem letras (livros, revistas, jornal, entre outros).
#Não esqueça de registrar estes momentos com fotos e vídeos
Para finalizar a atividade deixamos uma sugestão de uma brincadeira: Morto vivo das letras e números.
Combine com seu filho que quando você mostrar uma ficha de LETRA, será VIVO e a criança ficará em pé
Quando mostrar uma ficha de NÚMERO, será MORTO, a criança deverá se abaixar.
MODELO DE TAPA OLHO DE PIRATA:
Objetivos:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF)
(EI03EF07CB-02) Interessar-se por diferentes gêneros textuais, oportunizando o contato com diferentes portadores de texto.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)
(EI03ET07CB-03) Perceber o uso social do número em diferentes situações cotidianas, como; uso de calendários, relógio, telefone e documentos.
(EI03ET05CB-01) Classificar, seriar e nomear objetos de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Não se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com , messenger da escola ou whatsapp da professora, para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.
Desde já agradecemos a participação de todos.
Um abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine
Nenhum comentário:
Postar um comentário