Olá famílias e
amigos do Pré 1, tudo bem com vocês? Essa semana vamos realizar atividades bem
especiais para celebrar a Semana Municipal do Brincar. Segue abaixo a listagem
com as atividades que realizaremos aqui na escola que vocês podem adaptar e
fazer em casa com as nossas crianças.
Cada dia da
semana você poderá montar cabanas diferentes, pode ser barraca pronta
(comprada) ou cabanas com lençóis ou outro material que você tenha disponível
em casa. As cabanas podem ser montadas dentro de casa ou no pátio. Você pode realizar
algumas das atividades que listaremos ou todas, adaptando elas conforme os
materiais que você tem disponível em casa.
Exemplos de
cabanas:
“Acampem suas
ideias e venham brincar com a gente” (os temas mudam a cada dia).
CRONOGRAMA DA
SEMANA DO BRINCAR DE 24 A 28/05: |
Segunda-feira (24.05) ELEMENTOS DA NATUREZA
Brincaremos
com elementos da natureza (pinhas, barba de pau, pedrinhas em formatos
diferentes, conchas do mar, folhas secas, gravetos, etc) embaixo de uma
cabana.
#Nesse dia
faremos uma fogueira no pátio para trabalhar o elemento fogo com a turma e faremos
“pão na vara” (massa de pão simples enrolado na vara (palito de algodão doce)
para assar na fogueira e degustar). Lembre-se que é muito importante ter a
supervisão de um adulto durante a brincadeira.
REGISTRO: Na
folha branca a criança fará uma colagem dos elementos da natureza, tais como:
folhas secas, gravetos, barba de pau, etc conforme a criatividade da criança. |
Terça-feira (25.05) SABORES, CHEIROS E SENSAÇÕES
No pátio do
deck faremos cabanas com malhas esticadas e montaremos mesinhas com
experimentações dos sabores: azedo, doce a salgado.
-Sabor azedo:
degustação de suco de limão -Sabor doce:
chá de cidreira ou hortelã -Sabor
salgado: pipoca salgada
Cheiros:
Teremos os sachês com cheirinhos de chá, com cravo, etc para a turma sentir
os diferentes cheiros.
|
Quarta-feira (26.05) CASINHAS E NARRATIVAS DA INFÂNCIA
Na sala montaremos
uma cabana bem grande com lençol e faremos uma hora do conto “Como surgiram
os vaga-lumes”, dos autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela. Teremos o
livro como recurso, lanternas e outros elementos da história. Atividade/registro: Confeccionaremos uma lanterna de rolinho de papel e celofane. Depois de pronta cada criança poderá fazer um desenho no celofane com canetinha de retroprojetor. Para visualizarmos o desenho de cada um, usaremos a lanterna do celular para projetar na parede.
NA CASA DE VOCÊS: Escolham um livro que
contenha uma história bem legal e leiam para o seu filho na cabana,
utilizando o livro como recurso ou outro material que queiram. Vocês podem
escurecer o ambiente e usar lanternas para clarear onde estão. Como registro
podem confeccionar a lanterna que colocamos como atividade e a criança
desenhar um personagem da história que vocês contaram para ela. Depois é só
brincar com a lanterna que criaram com rolinho de papel e se divertir.
*Não esqueçam
de registrar esses momentos com fotos.
|
Quinta-feira (27.05) ACAMPANDO COM OS JOGOS
Na sala
faremos o nosso acampamento com cabanas e iremos confeccionar um
quebra-cabeça com a turma. Também iremos explorar os jogos que temos
disponíveis na sala, como: quebra-cabeça, jogo da memória, etc
NA CASA DE VOCÊS: Convidem seu filho para
brincar na cabana com os jogos que vocês tenham disponível em casa. |
Sexta-feira (28.05) QUANDO TUDO ISSO PASSAR, ONDE VAMOS ACAMPAR?
DIA DE
REFLEXÃO: Faremos uma conversação com a turma sobre o
momento em que estamos vivendo e questionaremos a todos: E quando tudo isso
passar onde vocês gostariam de acampa quando a pandemia terminar, o vírus ir
embora e a gente poder passear em lugares que antes não podíamos? A professora
pedirá para cada criança, um por vez responder para a turma ouvir e depois
faremos um desenho na folha branca e com lápis de cor registrando a resposta
com desenho.
NA CASA DE VOCÊS: Vocês podem fazer essa
conversação com a criança e pedir para ela fazer o desenho também. Enviem fotos
dos desenhos para as professoras. Lembrem de descrever a resposta da criança
junto do desenho para que possamos saber o que ela desenhou, o que ela refletiu
nesse momento de conversação. Quem desejar
pode gravar a criança falando a sua resposta.
|
BOA DIVERSÃO!!!
Objetivos:
O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)
(EI03EO03CB-01) Ampliar as relações
interpessoais através de diferentes vivências e experiências que promovam a participação
e cooperação entre os pares e coletivos.
(EI03EO05CB-03) Participar e interagir nos
eventos coletivos, envolvendo o contexto social e cultural das festividades
escolares e municipais.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG)
(EI03CG02CB-02) Brincar em espaços
externos e em contato com a natureza, favorecendo a brincadeira livre,
compreendendo o ambiente natural em que a criança está inserida.
(EI03CG03CB-02) Desenvolver habilidades motoras, por
meio de atividades lúdicas e significativas, como atividades com culinária,
brinquedos e brincadeiras tradicionais.
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS)
(EI03TS02CB-07) Perceber as
diferentes cores, texturas e formas presentes nos elementos da natureza.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF)
EI03EF01CB-01) Expressar
suas ideias, desejos, sentimentos e necessidades por meio da comunicação verbal
e não verbal, utilizando brincadeiras e diferentes linguagens (corporal,
musical, gestual, oral, gráfica, escrita espontânea).
(EI03EF01CB-02) Relatar suas
vivências em diferentes contextos, utilizando a linguagem oral, respeitando a
sua vez de falar e escutando o outro.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES (ET)
(EI03ET02CB-03) Explorar os
quatro elementos da natureza por meio de experimentos (terra, fogo, ar e água).
Não se esqueçam
de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 02/06, através
do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com , messenger
da escola ou whatsapp da professora, para que possamos acompanhar as
aprendizagens dos nossos pequenos.
Desde já agradecemos a participação de todos.
Um abraço,
Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine
Nenhum comentário:
Postar um comentário