segunda-feira, 24 de maio de 2021

A SEMANA DO BRINCAR NA TURMINHA DO PRÉ 1 SERÁ PURA DIVERSÃO!

SEMANA DO DIA 24 A 28 DE MAIO DE 2021.


Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês? Essa semana vamos realizar atividades bem especiais para celebrar a Semana Municipal do Brincar. Segue abaixo a listagem com as atividades que realizaremos aqui na escola que vocês podem adaptar e fazer em casa com as nossas crianças.

Cada dia da semana você poderá montar cabanas diferentes, pode ser barraca pronta (comprada) ou cabanas com lençóis ou outro material que você tenha disponível em casa. As cabanas podem ser montadas dentro de casa ou no pátio. Você pode realizar algumas das atividades que listaremos ou todas, adaptando elas conforme os materiais que você tem disponível em casa.

 

Exemplos de cabanas:


“Acampem suas ideias e venham brincar com a gente” (os temas mudam a cada dia).

 

CRONOGRAMA DA SEMANA DO BRINCAR DE 24 A 28/05:

Segunda-feira (24.05) ELEMENTOS DA NATUREZA

 

Brincaremos com elementos da natureza (pinhas, barba de pau, pedrinhas em formatos diferentes, conchas do mar, folhas secas, gravetos, etc) embaixo de uma cabana.

 

#Nesse dia faremos uma fogueira no pátio para trabalhar o elemento fogo com a turma e faremos “pão na vara” (massa de pão simples enrolado na vara (palito de algodão doce) para assar na fogueira e degustar). Lembre-se que é muito importante ter a supervisão de um adulto durante a brincadeira.

 

REGISTRO: Na folha branca a criança fará uma colagem dos elementos da natureza, tais como: folhas secas, gravetos, barba de pau, etc conforme  a criatividade da criança.

Terça-feira (25.05) SABORES, CHEIROS E SENSAÇÕES

 

No pátio do deck faremos cabanas com malhas esticadas e montaremos mesinhas com experimentações dos sabores: azedo, doce a salgado.

 

-Sabor azedo: degustação de suco de limão

-Sabor doce: chá de cidreira ou hortelã

-Sabor salgado: pipoca salgada

 

Cheiros: Teremos os sachês com cheirinhos de chá, com cravo, etc para a turma sentir os diferentes cheiros.

 

Quarta-feira (26.05) CASINHAS E NARRATIVAS DA INFÂNCIA

 

Na sala montaremos uma cabana bem grande com lençol e faremos uma hora do conto “Como surgiram os vaga-lumes”, dos autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela. Teremos o livro como recurso, lanternas e outros elementos da história.



Atividade/registro: Confeccionaremos uma lanterna de rolinho de papel e celofane. Depois de pronta cada criança poderá fazer um desenho no celofane com canetinha de retroprojetor. Para visualizarmos o desenho de cada um, usaremos a lanterna do celular para projetar na parede.

NA CASA DE VOCÊS: Escolham um livro que contenha uma história bem legal e leiam para o seu filho na cabana, utilizando o livro como recurso ou outro material que queiram. Vocês podem escurecer o ambiente e usar lanternas para clarear onde estão. Como registro podem confeccionar a lanterna que colocamos como atividade e a criança desenhar um personagem da história que vocês contaram para ela. Depois é só brincar com a lanterna que criaram com rolinho de papel e se divertir.

 

*Não esqueçam de registrar esses momentos com fotos.

 

Quinta-feira (27.05) ACAMPANDO COM OS JOGOS

 

Na sala faremos o nosso acampamento com cabanas e iremos confeccionar um quebra-cabeça com a turma. Também iremos explorar os jogos que temos disponíveis na sala, como: quebra-cabeça, jogo da memória, etc

 

NA CASA DE VOCÊS: Convidem seu filho para brincar na cabana com os jogos que vocês tenham disponível em casa.

Sexta-feira (28.05) QUANDO TUDO ISSO PASSAR, ONDE VAMOS ACAMPAR?

 

DIA DE REFLEXÃO: Faremos uma conversação com a turma sobre o momento em que estamos vivendo e questionaremos a todos: E quando tudo isso passar onde vocês gostariam de acampa quando a pandemia terminar, o vírus ir embora e a gente poder passear em lugares que antes não podíamos? A professora pedirá para cada criança, um por vez responder para a turma ouvir e depois faremos um desenho na folha branca e com lápis de cor registrando a resposta com desenho.

 

NA CASA DE VOCÊS: Vocês podem fazer essa conversação com a criança e pedir para ela fazer o desenho também. Enviem fotos dos desenhos para as professoras. Lembrem de descrever a resposta da criança junto do desenho para que possamos saber o que ela desenhou, o que ela refletiu nesse momento de conversação. Quem desejar pode gravar a criança falando a sua resposta.

 

 BOA DIVERSÃO!!!

 

Objetivos:

O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)

 

(EI03EO03CB-01) Ampliar as relações interpessoais através de diferentes vivências e experiências que promovam a participação e cooperação entre os pares e coletivos.

(EI03EO05CB-03) Participar e interagir nos eventos coletivos, envolvendo o contexto social e cultural das festividades escolares e municipais.


CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG)

(EI03CG02CB-02) Brincar em espaços externos e em contato com a natureza, favorecendo a brincadeira livre, compreendendo o ambiente natural em que a criança está inserida.

(EI03CG03CB-02) Desenvolver habilidades motoras, por meio de atividades lúdicas e significativas, como atividades com culinária, brinquedos e brincadeiras tradicionais.

 

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS)

(EI03TS02CB-07) Perceber as diferentes cores, texturas e formas presentes nos elementos da natureza.

 

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF)

EI03EF01CB-01) Expressar suas ideias, desejos, sentimentos e necessidades por meio da comunicação verbal e não verbal, utilizando brincadeiras e diferentes linguagens (corporal, musical, gestual, oral, gráfica, escrita espontânea).

(EI03EF01CB-02) Relatar suas vivências em diferentes contextos, utilizando a linguagem oral, respeitando a sua vez de falar e escutando o outro.

 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES (ET)

(EI03ET02CB-03) Explorar os quatro elementos da natureza por meio de experimentos (terra, fogo, ar e água).

 

Não se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 02/06, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com  , messenger da escola ou whatsapp da professora, para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.

 

 Desde já agradecemos a participação de todos.

 

Um abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine

 

 

 

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário