segunda-feira, 7 de junho de 2021

"Fazendo experiências..."

Semana do dia 07 a 11 de junho de 2021.


 

Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês? Essa semana temos uma hora do conto bem legal, com a história “Douglas quer um abraço”, do autor David Melling e contada por Janine Souto. Assistam com seu filho no link abaixo:

 


                       Link: Douglas quer um abraço - David Melling - YouTube

 #Compreensão da história: Faça uma conversação breve com a criança sobre a história, o que o urso estava procurando, que tipo de abraço ele queria e quem ele encontrou no final da história. 

Conversação: Após assistirem ao vídeo faça uma conversação com a criança sobre o momento que estamos vivendo, no qual devemos manter o distanciamento social para nos protegermos do vírus (COVID 19). Explique para ela que nós podemos abraçar e receber carinho da nossa família e das pessoas próximas de nós, e que também podemos dar carinho para as pessoas mais distantes, mas de uma forma diferente.

Aqui na escola, a professora pediu para as crianças darem um abraço em si mesmo, cruzando os braços na frente do corpo. Cada colega escolheu um amigo para fazer um coração com as mãos em sinal de carinho sem toque. Então junto com seu filho realize esses gestos um com o outro.

 

Atividade: Legenda de cumprimentos da minha família

Procedimento: Convide a criança a criar cumprimentos diferentes e gestos que representem os seus sentimentos por aquelas pessoas que vocês não podem ter toque físico nesse momento devido ao COVID, mas querem demonstrar carinho por elas ou cumprimentá-las. Fotografe as legendas que vocês criaram e nos envie junto com uma explicação escrita de cada gesto.

#Observe a legenda que criamos com a turma aqui na escola e coloquem sua criatividade em ação.




 Atividade 2: Experiência: Água, orégano e sabonete

 

Procedimento: Separe dois pratos: um com água e orégano (ou até mesmo chá/ sachê de folhas finas) e o outro com água e sabonete ou detergente de louça. Em seguida, convide a criança a sujar o dedo no prato com água e orégano e limpar no prato com água e sabonete. Com o dedo molhado ainda, ela deve colocar novamente no prato com água e orégano.

 

#Observe as fotos da experiência sendo realizada aqui na escola com a turma:

 

 

 

 








Conversação: Após fazer a experiência questione a criança para que ela relate o que aconteceu, sendo que vocês poderão nos enviar um vídeo dela falando.  Em seguida explique que o sabonete afasta todas as partículas de orégano, da mesma forma é quando lavamos nossas mãos, pois essa é a prática mais eficiente para mantermos nossa higiene em dia. É como se o orégano fosse as bactérias, germes e vírus que estão em nossas mãos sujas e o sabonete faz com que elas se afastem de nós, deixando nossas mãos limpinhas. Por isso a importância de sempre estarmos lavando nossas mãos para se proteger do COVID-19, além do uso do álcool em gel e máscara.

 

Objetivos

Corpo, Gestos e Movimentos (CG)

(EI03CG04CB-01) Executar atividades com autonomia fazendo a sua higiene com desenvoltura, utilizando o espelho para que este cuidado contribua para estimular a autoestima.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)

(EI03EF01CB-02) Relatar suas vivências em diferentes contextos, utilizando a linguagem oral, respeitando a sua vez de falar e escutando o outro.

(EI03EF02CB-03) Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão, a interpretação.

 

      

Não se esqueçam de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 14/06, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com  , messenger da escola ou whatsapp da professora, para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.

 

 Desde já agradecemos a participação de todos.

  

Um abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário