Olá famílias e amigos do Pré 1, tudo bem com vocês? Essa semana temos uma hora do conto bem legal, com a história “Douglas quer um abraço”, do autor David Melling e contada por Janine Souto. Assistam com seu filho no link abaixo:
Link: Douglas quer um abraço - David Melling - YouTube
Conversação: Após assistirem ao vídeo faça uma conversação
com a criança sobre o momento que estamos vivendo, no qual devemos manter o
distanciamento social para nos protegermos do vírus (COVID 19). Explique para ela que nós podemos abraçar e receber
carinho da nossa família e das pessoas próximas de nós, e que também podemos
dar carinho para as pessoas mais distantes, mas de uma forma diferente.
Aqui na escola, a professora pediu para as crianças darem
um abraço em si mesmo, cruzando os braços na frente do corpo. Cada colega
escolheu um amigo para fazer um coração com as mãos em sinal de carinho sem
toque. Então junto com seu filho realize esses gestos um com o outro.
Atividade: Legenda de
cumprimentos da minha família
Procedimento: Convide a criança a
criar cumprimentos diferentes e gestos que representem os seus sentimentos por
aquelas pessoas que vocês não podem ter toque físico nesse momento devido ao
COVID, mas querem demonstrar carinho por elas ou cumprimentá-las. Fotografe as
legendas que vocês criaram e nos envie junto com uma explicação escrita de cada
gesto.
#Observe a legenda que criamos com a turma aqui na escola e coloquem sua criatividade em ação.
Procedimento: Separe dois pratos: um
com água e orégano (ou até mesmo chá/ sachê de folhas finas) e o outro com água
e sabonete ou detergente de louça. Em seguida, convide a criança a sujar o dedo
no prato com água e orégano e limpar no prato com água e sabonete. Com o dedo
molhado ainda, ela deve colocar novamente no prato com água e orégano.
#Observe as fotos da
experiência sendo realizada aqui na escola com a turma:
Conversação: Após fazer a
experiência questione a criança para que ela relate o que aconteceu, sendo que vocês poderão nos enviar um vídeo
dela falando. Em seguida explique
que o sabonete afasta todas as partículas de orégano, da mesma forma é quando
lavamos nossas mãos, pois essa é a prática mais eficiente para mantermos nossa
higiene em dia. É como se o orégano fosse as bactérias, germes e vírus que
estão em nossas mãos sujas e o sabonete faz com que elas se afastem de nós, deixando
nossas mãos limpinhas. Por isso a importância de sempre estarmos lavando nossas
mãos para se proteger do COVID-19, além do uso do álcool em gel e máscara.
Objetivos
Corpo, Gestos e Movimentos (CG)
(EI03CG04CB-01) Executar atividades com autonomia
fazendo a sua higiene com desenvoltura, utilizando o espelho para que este
cuidado contribua para estimular a autoestima.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EF)
(EI03EF01CB-02) Relatar
suas vivências em diferentes contextos, utilizando a linguagem oral,
respeitando a sua vez de falar e escutando o outro.
(EI03EF02CB-03)
Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a
imaginação, a criatividade, a compreensão, a interpretação.
Não se esqueçam
de registrar esse momento com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 14/06, através
do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com ,
messenger da escola ou whatsapp da professora, para que possamos acompanhar as
aprendizagens dos nossos pequenos.
Desde já agradecemos a participação de todos.
Um abraço,
Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine
Nenhum comentário:
Postar um comentário