quinta-feira, 8 de abril de 2021

Brincando com a letra inicial do meu nome!


Brincando com a letra inicial do meu nome

E aí amigos do Pré 1, estão se divertindo com nossas brincadeiras que já foram propostas? Esperamos que sim, pois estão sendo pensadas com muito carinho para vocês realizarem em casa. E na proposta dessa semana a diversão continua.

Agora, vamos aprender brincando com a letra inicial do seu nome? Mas que tal primeiro conhecer um pouco da história do seu nome?


MOMENTO DE CONVERSA EM FAMÍLIA!

Converse com o papai e a mamãe para descobrir quem escolheu seu nome e qual o seu significado. (Sugestão: pesquise na internet o significado do nome do seu filho e também dos familiares-pai, mãe, manos). Vamos querer saber!!

Agora que você já descobriu as curiosidades sobre o seu nome, vamos cantar com a Turma do Seu Lobato a música” Qual é a letra inicial do seu nome”. Aqui está o link da música para que possam acompanhar: https://www.youtube.com/watch?v=CtOxUoEO4ks


Letra da música

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?



COM “A” EU ESCREVO ALICE, COM “B” EU ESCREVO BINHO,

COM “C” EU ESCREVO CLARA, COM “D” EU ESCREVO DAVI,

COM “E” EU ESCREVO ENZO, COM “F” EU ESCREVO FLÁVIA,

COM “G” EU ESCREVO GUILHERME, COM “H” EU ESCREVO HELENA



TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?

TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?



COM “I” EU ESCREVO ISABELA, COM “J” EU ESCREVO JOCA,

COM “K” EU ESCREVO KAUÃ, COM “L” EU ESCREVO LILICA,

COM “M” EU ESCREVO MIGUEL, COM “N” EU ESCREVO NINA,

COM “O” EU ESCREVO OLÍVIA, COM “P” EU ESCREVO PEDRO





TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?

TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?



COM “Q” EU ESCREVO QUERUBIM, COM “R” EU ESCREVO RAFAELA,

COM “S” EU ESCREVO SOFIA, COM “T” EU ESCREVO THOMAS,

COM “U” EU ESCREVO ÚRSULA, COM “V” EU ESCREVO VALENTINA,

COM “W” EU ESCREVO WILLIAM, COM “X” EU ESCREVO XAVIER



TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?

TODOS ESSES NOMES COMEÇAM COM UMA LETRA,

QUAL É A LETRA DO SEU NOME?



COM “Y” EU ESCREVO YURI, PRA ACABAR ESTÁ FALTANDO UMA LETRA,

A LETRA QUE TERMINA O ABECEDÁRIO, ESSAS LETRA SE CHAMA “Z”,

COM “Z” EU ESCREVO ZECA, EU ESCREVO ZECA, EU ESCREVO ZECA


Atividade 1-Escreva o nome do seu filho em uma folha com LETRA BASTÃO (como no exemplo abaixo) e peça que ele observe as letras que o compõem. Depois peça para que pinte com lápis de cor ou giz de cera somente a primeira letra de forma que se destaque das demais.



EX: GREICE


Atividade 2- Em seguida traçar a letra inicial do nome no chão, como na foto abaixo, utilizando giz de quadro, carvão, fita crepe ou outro material que tiverem disponível em casa.



Vamos brincar de quatro maneiras diferentes.

1° Oriente seu filho a caminhar sobre o contorno da letra desenhada no chão, um pé após o outro.


2° Pular com os dois pés sobre o contorno da letra. 

 


3°Pular com um pé só sobre o contorno da letra


4° Contornar a letra desenhada no chão, utilizando objetos diversos, como por exemplo: tampinhas, pedrinhas, brinquedos, peças de lego, entre outros materiais.




Então, já descobriu qual é a letra do seu nome?

Aproveite, brinque e se divirta com sua “letrinha”.



Objetivos:

  • Conhecer sobre sua história de vida através do levantamento de dados junto aos familiares, coletando informações.

  • Desenvolver e explorar habilidades sensoriais e motoras, como andar, pular, saltar e demais movimentos corporais.

  • Observar a escrita do nome, reconhecendo a letra inicial, despertando o interesse pelo mundo letrado.


Não se esqueçam de registrar essas propostas com fotos/vídeo e nos enviar até o dia 14/04, através do e-mail da turma: pedacinhodoceuturmap1@gmail.com , messenger da escola ou Whatsapp, para que possamos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.


Desde já agradecemos a participação de todos.




Um abraço, Profes Greice (tarde), Zana (manhã) e auxiliar de ensino Carine



Queridos pais! Segue abaixo uma sugestão de leitura:

Referência:

DEHEINZELIN, Monique; MONTEIRO, Priscila, CASTANHO, Ana Flávia. Aprender com a criança: experiência e conhecimento: Livro do Professor da Educação Infantil: Creche e Pré- Escola: 0 a 5 anos e 11 meses/ 1. Ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário