quinta-feira, 18 de março de 2021

Vamos pular amarelinha?

  


Olá famílias e amigos do Pré 1! 

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!


Então, essa semana a brincadeira é pular amarelinha!!!

(Imagem disponível em: (79) Pinterest )


A brincadeira da Amarelinha é muito antiga, ela é ótima para desenvolver coordenação motora ampla e fina, equilíbrio, ritmo, orientação espacial, sequência numérica e o respeito aos combinados para o bom andamento da brincadeira. A Amarelinha mais tradicional é aquela desenhada no chão com giz, mas pode ser feita com outros materiais alternativos.

 

Seguem três modelos de amarelinha, escolha um para brincar com seu filho em casa:

*Sugestão: No primeiro momento você pode enumerar a amarelinha do 1 ao 5 e depois que a criança brincar um tempo você pode elevar o grau de dificuldade da brincadeira, amplie a amarelinha enumerando-a até o número 10.

1º modelo: Você precisa de folhas, canetinhas ou giz de cera ou lápis de cor. Desenhar os números nas folhas.

2º modelo: Você vai precisar de fita crepe. Fazer o contorno da amarelinha no chão, em seguida os números usando a fita.

3º modelo: Você vai precisar de giz de quadro ou carvão. Riscar no chão o contorno da amarelinha e escrever os números usando o giz ou carvão.

 

MODELOS: 



(Imagem disponível em:(79) Pinterest)

(Imagem disponível em: (79) Pinterest)


Depois de fazer a amarelinha é só brincar!!!

 

COMO BRINCAR:

1. Cada participante precisa de uma pedrinha ou tampinha.

2. Quem começar, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o céu.

3. Só é permitido pôr um pé em cada casa. Quando há uma casa do lado da outra, podem pôr os dois pés no chão.

4. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando na mesma maneira, pegando a pedrinha.

5. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2 e assim sucessivamente (jogando na sequência).

6. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro, chegando até o céu.

Depois que a criança já brincou bastante e compreendeu a dinâmica da brincadeira, vocês poderão acrescentar algumas combinações:

*cuidar para não pisar na linha (limites);

*lembrar de não pisar na casa onde está a pedrinha;

 

Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/diversao/brincadeiras/brincadeira-amarelinha/

 

Objetivo:

·         Desenvolver a consciência corporal e habilidades motoras por meio de atividades lúdicas significativas, como as brincadeiras tradicionais.

·         Compreender e respeitar as regras da brincadeira.

 

Registre esse momento com fotos e vídeo, não esqueça de nos enviar   no e-mail da turma pedacinhodoceuturmap1@gmail.com para assim podermos acompanhar as aprendizagens dos nossos pequenos.

 

Aguardamos o retorno de vocês através do nosso e-mail até o dia 24/03 (quarta-feira).

 

Desde já agradecemos a participação de todos!

 

            Um abraço, Profes Zana (manhã),Greice (tarde) e auxiliar de ensino Carine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário