quinta-feira, 17 de setembro de 2020

EU ME DIVIRTO E APRENDO COM OS NÚMEROS!!!

 

Olá famílias e amigos do Pré 1! Tudo bem com vocês?

 

E aí vocês gostaram de se transformar em um “Detetive de números” na semana passada? Esperamos que sim!!!




Agora, convidamos vocês a assistirem o vídeo :Contando até dez (Rebeca Nemer)

 

Link:https://www.youtube.com/watch?v=4cPyEghUEr4

 

Então nessa semana vamos brincar com os números de uma forma diferente. Família vamos ajudar nossos pequenos a representar os números? Não vale fazer por eles, mas sim ajudá-los na contagem dos números durante a realização da proposta.

Vamos lá...Vamos dar aqui 3 ideias de como brincar com os números. Escolha uma das três sugestões, de acordo com os materiais que vocês tem em casa e realizem com seu filho.


*Não esqueçam de registrar esse momento com fotos e vídeo, é muito importante para nós podermos acompanhar esse processo de aprendizagem dos nossos pequenos.

  

 

IMPORTANTE: LEIAM ESSA ORIENTAÇÃO ANTES DE ESCOLHEREM A BRINCADEIRA

 

QUERIDA FAMÍLIA!

 

NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SE FAMILIARIZANDO COM OS NÚMEROS, ENTÃO SUGERIMOS QUE PEÇAM PARA A CRIANÇA AJUDAR VOCÊS NA CONFECÇÃO DAS FICHAS DOS NÚMEROS, EM QUALQUER UMA DAS 3 SUGESTÕES É IMPORTANTE QUE FAÇAM A REPRESENTAÇÃO COM DESENHO.

 PRIMEIRAMENTE VOCÊS PODEM ESCREVER O NÚMERO NA FICHA E DEPOIS PEÇAM PARA A CRIANÇA DESENHAR AS QUANTIDADES REFERENTES AO NÚMERO. TALVEZ ELA PRECISE DE AUXÍLIO NESSE MOMENTO, ENTÃO FIQUEM ATENTOS, MAS NÃO FAÇAM POR ELA. A CRIANÇA PODERÁ USAR CANETINHA PARA DESENHAR, REPRESENTANDO AS QUANTIDADES DE CADA NÚMERO COM RISQUINHOS OU BOLINHAS, COMO NO EXEMPLO ABAIXO.

ESSA REPRESENTAÇÃO COM DESENHO AJUDARÁ ELA NA HORA DE REALIZAR A PROPOSTA QUE ESCOLHEREM COM O MATERIAL CONCRETO, FAZENDO A RELAÇÃO NÚMERO/QUANTIDADE.

 

 

EXEMPLO DE REPRESENTAÇÃO COM DESENHO NA FICHA:


 



Sugestão 1: BRINCANDO COM PRENDEDORES DE ROUPA

 

Nessa sugestão primeiramente separe 55 prendedores, pois ao todo é o que você irá utilizar. Em seguida escreva os numerais de 1 a 10 em fichas separadas, utilizando meia folha de desenho para cada número, ou em papelão. Coloque as fichas uma ao lado da outra em ordem crescente e conte oralmente com a criança os números. Depois peça para ela representar com desenho as quantidades, conforme o exemplo citado anteriormente.  Em seguida disponibilize prendedores de roupa para a criança e explique à ela que brincarão de relacionar/prender os prendedores nas fichas de acordo com os números. Provavelmente você precisará auxiliar ela nesse momento, questione quantos prendedores são necessários em determinada ficha, de forma que ela consiga perceber essa relação.

Ao final da atividade, façam comparações, como por exemplo, qual ficha tem mais prendedores ou qual tem menos prendedores.


(Imagem retirada do site:https://www.slideshare.net/SimoneHelenDrumond/216-contagem-de-nmeros-at-50-autismo-e-educao)


Sugestão 2: BRINCANDO COM PALITOS DE PICOLÉ E ROLINHO DE PAPEL

 

Para essa atividade você precisará separar 10 rolinhos de papel higiênicos (ou copinhos plásticos) e 55 palitos de picolé. Enumere fichas pequenas de 1 a 10 com canetinha e convide a criança a contar oralmente os números. Depois peça para ela representar com desenho as quantidades, conforme o exemplo citado anteriormente. Depois cole as fichas nos rolinhos de papel e coloque-os em ordem. Peça para a criança colocar os palitos dentro dos rolinhos fazendo relação número e quantidade. Provavelmente você precisará auxiliar ela nesse momento. Questione, em cada rolinho, quantos palitos são necessários aqui? Auxilie ela de forma que ela consiga perceber essa relação.

Ao final da atividade, façam comparações, como por exemplo, qual rolinho tem mais palitos ou qual tem menos.



(Imagem retirada do site:https://br.pinterest.com/pin/425801339771396949/)

 

 

Sugestão 3: BRINCANDO COM PEÇAS DE ENCAIXE / TAMPINHAS DE GARRAFAS OU BRINQUEDOS

 

Faça pequenas fichas enumeradas de 1 a 10 e convide a criança a contar oralmente os números. Em seguida peça para a criança representar com desenho as quantidades, conforme o exemplo citado anteriormente. Feito isso, agora é hora de relacionar os números com as quantidades, utilizando peças de encaixe/lego, tampinhas de garrafa pet ou outro brinquedo pequeno que vocês tenham em casa. Provavelmente você precisará auxiliar ela nesse momento. Questione para cada ficha de número, qual a quantidade de brinquedos ou tampinhas precisamos colocar aqui? Auxilie ela de forma que ela consiga perceber essa relação.

Ao final da atividade, façam comparações, como por exemplo, qual ficha tem maior torre de pecinhas ou números de tampinhas.


   ( Imagem retirada do site:www.alunoon.com.br)

 

Lembrando Famílias: vocês podem adaptar essas atividades conforme os recursos que vocês tiverem em casa, ainda podem desenhar no chão os numerais e as crianças colocarem objetos/ brinquedos/ pedrinhas/ gravetos para representarem a quantidade!! Usem da criatividade de vocês!! O importante é aprender brincando!!

 

#Ao longo desta atividade estamos desenvolvendo em nossas crianças a habilidade de relacionar números as suas respectivas quantidades, através do desenho e do material concreto. Além de possibilitar a identificação do antecessor e sucessor dentro de uma sequência de forma oral, visual e concreta, assim como, também estamos trabalhando a contagem oral dos números e   comparação de quantidades.

 


# Pedimos que nos enviem as fotos e/ou vídeo através do e-mail da turma e nos comentem como foi essa vivência!!

 pedacinhodoceucbp1@gmail.com


Link do Encontro: https://meet.google.com/mub-xsyx-msf


Abraços

Profes Greice e Zana


  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário